Resenha: A Bússola de Ouro

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Confesso que adoro o filme A Bússola de Ouro e foi um daqueles em que saí do cinema louquinho pra ver a continuação e posteriormente muito chateado quando soube que não iriam filmar; e o filme foi o grande motivo para que eu procurasse os livros com curiosidade em ler, mas somente anos depois, HOJE, foi que eu terminei o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo e sendo sincero: o filme me empolgou muito mais, mas antes de me julgar, vamos por partes...

O livro se passa num mundo steampunk onde religião e ciência se confundem e onde todo ser humano possui sua alma em forma de dimon - animais que assumem formas mutantes na infância, e formas fixas na fase adulta. É aí que conhecemos Lyra Belacqua, uma garota inteligente e corajosa, mas também impulsiva e teimosa demais que vive na Faculdade Jordan onde foi criada após a morte dos seus pais, seu único elo familiar é seu Tio Jordan que mesmo trabalhando na Jordan vive em viagens de pesquisa e estudos já que é um homem muito inteligente. Só que em todo o mundo crianças começam sumir sem explicação nenhuma e quando o melhor amigo de Lyra, Roger, some ela sai em uma jornada de busca e provações em meio a ursos de armadura e feiticeiras.

Eu achei o livro meio pretensioso, eu esperava demais e me frustrei um pouco; a leitura é interessante e Philip Pullman não peca nesse sentido, muito menos na mitologia da série, as relações dimons/pessoas é incrível e você termina a leitura querendo ter um Pantalaimon (que é muito inteligente, siga-se de passagem); porém o autor peca em sua protagonista, Lyra está longe de ser minha personagem preferida, ela age muito sem pensar, faz perguntas bobas (até pra idade dela - 11 anos) e as vezes tem situações que ela chega a ser irritante. Já Iorek Byrnison é muito bem construído como personagem e é um dos meus preferidos, a cena da batalha dele com o outro urso de armadura, Iofur Raknison, é espetacular e muito bem escrita.

Por mais que o autor peque as vezes em não explicar algumas coisas do mundo que ele construiu eu irei ler as continuações porque fiquei fascinado por aquela estória do Pó e do Pecado e as cutucadas que o autor dá na Igreja e também por que achei o final muito interessante, me deixou curioso pra ler o próximo, mas espero que a Lyra evolua um pouquinho mais em A Faca Sutil e que tenha mais e mais Iorek Byrnison..

E pra terminar.. essa imagenzinha do filme PORQUE SIM!

5 comentários:

  1. Então a Lyra é chata nos livros mesmo... pensei que era a atriz que era péssima. Mas uma coisa não anula a outra... visto que a atriz tomou um chá sumiço.
    Eu só vi o filme... queria continuação... queria Nicole no vestidão dourado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aquela atriz qe faz Lyra sumiu rsrsrs :)
      Eu queria tbm continuações..

      Excluir
  2. Ahazou na resenha. Eu n lembro do filme muito bem, nem lembro se cheguei a vê-lo completo, mas é um bom filme. Tu sabe que amo/sou aventura/magia. <3
    Um dia quem sabe eu leia.
    =*

    ResponderExcluir
  3. vi esse filme mas quase não me lembro dele para dizer a verdade D: kkk mas sempre tive curiosidade para ler o livro. Amo fantasia então sempre estou a procura de livros assim kkkk não conhecia seu blog ainda mas achei bem legal! Já estou te seguindo ^^ e quando puder da uma passadinha no meu, ele é novinho ainda coitado kkk mas espero que goste :)
    Bjs

    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que estou querendo muito ler. :)
    Assim que puder vou comprá-lo.
    Ótima Resenha.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( Se puder, Segue lá)

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.