Resenha: A Culpa é das Estrelas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


"Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado... Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


A Culpa é das Estrelas, de John Green, nos conta parte da vida de Hazel, contada em primeira pessoa por ela mesma, Hazel tem 16 anos e vive com um câncer nos pulmões, ela anda de lá pra cá com seu cilindro de oxigênio e não gosta de ser conhecida pela garota que tem câncer. Não tem muitos amigos e vive com a mãe (que parou de trabalhar pra cuidar de Hazel) e com o pai que vive chorando as escondidas.
Até que Hazel em uma das reuniões do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer conhece Augustun Waters, um garoto bonito e divertido sobrevivente de câncer, logo eles se conhecem, começam sair juntos e dividir amores, afinidades, gostos e momentos. 
Hazel apresenta seu mundo a Gus (apelido de Augustus) e vice versa e nisso Gus conhece o livro preferido (tipo EVER) da Hazel: Uma Aflição Imperial, livro que conta a estoria de uma menina com câncer, só que o livro acaba sem um fim, graças a morte da personagem ou a ela não poder mais escrever (segundo a dedução de Hazel), e a grande vontade de Hazel é conhecer o autor e fazer todas as perguntas que a martelam depois de ler e reler o livro... ela quer um final pra seu "livro de cabeceira".

Uma Aflição Imperial é fictício, esse livro aí encima é apenas uma diagramção (muito boa) que um fã fez
Daí que o Gus lê o livro e adora e também fica na vontade de saber um final, isso é o ponto pra o livro ficar bom, quando os dois viajam pra Amsterdã em busca do autor e tudo mais. Enfim, não quero contar muito da estoria do livro porque eu quero MESMO é que você leia.

Fanart de Hazel e Gus feito por algum fã!

O legal de ACÉDE é que não é um livro falando sobre crianças com câncer e nem da luta de sobrevivência à doença, isso aparece apenas como plano de fundo e quando vamos perceber o livro já está no final (é uma leitura muito boa, li em apenas 3 dias, meu recorde). Outra coisa muito boa é o fato do livro ser narrado pela Hazel, com isso conhecemos muito bem dela, e ela está no meu top de personagens preferidas, aliás, ela, Gus e Isaac são os melhores personagens juntos num livro, quando os três estão juntos em alguma cena o livro fica bem mais mágico *----*
O fato de eu ter uma sobrevivente do câncer em minha família/vida me fez ver o livro de uma forma bem diferente, eu tirei lições dele e chorei em algumas partes, mas também me diverti em outras e também queria, igual a Hazel, ler Uma Aflição Imperial e ficar louco por não ter um final.
Diria que foi um livro lindo e fofo e nas palavras do próprio Augustus: "uma montanha russa que só sobe" e a queda, caros leitores, não foi nada legal!
A Culpa é TOOOODA sua John Green
O próprio, aliás ele é muito divertido


Até a próxima :)

3 comentários:

  1. Ahhhhh...
    Eu li A Culpa É Das Estrelas e ele se tornou um dos meus livros preferidos, achei o livro fascinante, mágico, poderoso e divino.
    Green escreveu um livro para todas as idades, para todos os gostos.
    É um fascínio sem tamanho.

    Abraços!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ain amigo.
    Chorando já.
    pf
    Olha a história dela?
    Super triste.
    Mas o que atrai mesmo é a vontade de viver que ela tem.
    De aproveitar cada momento com Gus (Garanhuns? Oi?).
    Qm n iria querer neah?!
    Sou íntimo.
    =*
    Amei e já quero emprestado.

    P.S.: Me identifico com o gif. Adoro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro. Não gostei de algumas coisas - tipo, Hazel e Gus são legais DEMAIS para meu radar de verossimilhança - mas, fora isso, é maravilhoso.

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.