Uma BIG Livrão: Tormenta de Espadas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Quando os mortos caminham, muralhas, estacas e espadas não significam nada, não pode lutar com os mortos, Jon Snow!"

Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. 
Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. 
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. 
No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

***

Esse livro foi um desafio pra mim, primeiro que ele é de longe o maior que já li (no quesito páginas), segundo que por ser maior e não ter a linguagem mais agradável do mundo eu tive que fazer inúmeras pausas durante a leitura, comecei ler bem antes da segunda temporada começar, a segunda temporada da série já acabou há meses e eu fui terminar de ler ele hoje, por simples vontade de querer saber logo o final (principalmente o que aconteceria com Arya). Então, a linguagem do George é aquela coisa né, não me agrada muito por ele ser detalhista em muitos capítulos e por trazer muitas informações pro leitor (não que isso seja ruim), nomes e mais nomes de personagens surgem em cada página, e  tem horas em que você não sabe de quem estão falando ou se aquele personagem morreu ou não, mas já achei capítulos - Arya e os de Sansa também - em que a linguagem dele parece ser mais simples, você lê que nem percebe. Uma coisa que me incomodou um pouco nesse livro e em outros da série mais pra frente (eu leio spoilers me julguem) é que o George mata muito seus personagens, um ou outro acaba morrendo e quando não morre perde um braço, uma mão, uma perna, uma garganta, fiquei #chatiado com isso, mas a Arya e a Daenerys estando vivas no final do último livro estarei felissíssimo!!!
Quem quiser ler as resenhas anteriores, o link aí:  livro um e livro dois


Então como de costume farei o post - como no livro - em perspectiva de personagem/capítulo que é como é contada tooooooda a trama, vamos lá, com gifs e muito humor pra animar essa madrugada. Lembre-se terá alguns spoilers, se não quiser ler pelo menos comenta :D e se quiser ler comenta também XD ...

Jaime Lannister
Me desculpem os haters, mas eu amo/sou os capítulos do Jaime, os diálogos e aventuras dele com Brienne sapatão de Tarth são os melhores, ele é tão bom nesse livro que ganhou capítulo, olha só, HAHAHAH, brincando, mas ele chega a ser tão bom que até esqueci que ele foi quem empurrou o coitado do Bran da janela, mas enfim, passado é passado. Nesse livro o coitado perde uma mão, foi-se a bateção de bolo com a mão direita, mas conseguiu voltar pra Porto Real, mas lá as coisas estavam piores, quando ele finalmente acorda pra vida e decide ser biscate nem querendo mais a Cercei é de chorar de alegria.
Além de salvar o irmão da morte né?! Palmas pra Jaime

Davos Seaworth
zzzzzzzzz sempre acabo dormindo nos capítulos do Davos, acho ele tão magnífico na série, mas nos livros é very boring, me julguem, me condenem a morte, mas não curto, é sempre o mesmo, Melisandre é dúmal, ela vê o futuro na capa de Em Chamas HAHAHAHHA, nesse livro ele aparece bem pouco, o bom é que ela agora sabe ler e é Mão do Rei Stannis e foi ele quem convenceu o rei a ir até a Muralha destruir os selavegens... fora isso zzzzzzzzzzzzzz...

Bran Stark
Adoro o Bran, mesmo ele tendo aparecido pouco nesse livro, os capítulos dele são sempre tão mágicos, indo atrás de um corvo de três olhos capaz de despertar todo seu potencial, o bom do Bran é que ele exerce seu papel de meio que entrar dentro da pele de seu lobo - Verão - e viver lá por algumas horas enquanto dorme.

Samwell Tarly
Eu não curtia muito o Sam quando lia sobre ele nos capítulos do Jon, mas sob a perspectiva dele eu achei-o mais interessante, além de matar um Outro, Sam é muito corajoso chegando a voltar a tenda de Craster, roubar Goiva feat. o bebê e ainda lutar com uns espectros lá, curti muito o Sam nesse livro.

Catelyn Stark
Eita, mas essa mulher sofre que nunca vi mais no mundo, além de Robb ser uma péssima pessoa com ela - ah eu acho mesmo, não curto o Robb e gostei dele ter morrido, falo mesmo, podem me julgar - tem as filhas  presas num lugar só de gente ruim, tem os filhos mais novos """mortos""", tem um irmão chato, o marido morto, meudeus, essa mulher merecia um descanso, só sol e água fresca, as vezes acho que ela precisa de um abraço forte e umas palavras de consolo do tipo "tudo vai ficar bem, vamos nos abraçar no final do arco-íris quando tudo isso acabar". E pra piorar ela morre, de uma forma MEGA cruel. Fiquei #chatiado com a morte dela, fiquei triste, parei até umas semanas de ler o livro, porque estava com raiva. SÓ QUE (spoilers alert) ela volta, no último capítulo! 
ÉÉÉÉÉ.. toda careca, sem voz, com olhos de lágrimas, mas PRONTÍSSIMA pra se vingar, é isso aê mulher, vingança é tudo de bom, chega de tristeza bate aqui...


Daenerys Targaryen
Gente a Daenerys arrasa e nunca deixará de ser minha personagem preferida, até tô chatiado porque no quarto livro não tem capítulos dela e isso me chateia MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO. Mas gente, se tem uma coia que amo na Dany são - lógico - seus dragões, mas menine aqueles dragões nunca crescem?! Tem que ver isso aí, dá umas vitaminas, umas água de crescimento mulher, pra ver se tuas crias crescem pfv kkkkkkkkk. Ela agora resolveu arrumar escravos pra formar um exército pra si, indo em algumas cidades e kalessiando tdo mundo, adoro a Dany, o bom dos capítulos dela é que conhecemos mais sobre outras civilizações, pessoas vivendo de um modo estranho, enfim, já quero chegar em Dança dos Dragões pra dançar horrores com Drogon \o/

Sansa Stark
Sempre defendi a Sansa desde o segundo livro, acho que essa menina puxou a mãe no quesito sofrimento, nunca vi alguém pra sofrer tanto, primeiro que ela fica meio que jurada de casamento a um monstro, depois descobre que sua mãe e praticamente toda sua família estão mortos, daí ela se vê como a única e última Stark no mundo e depois ainda é quase morta pela tia louca, ah por favor né. Agora vamos a reação da Sansa ao descobrir que seu querido Joffrey estava morto:
Quem nunca né?!

Tyrion Lannister
Amo esse anão, ele é um dos melhores personagens ever, como o George é meio louco e gosta de matar seus personagens eu fiquei com muito medo do Tyrion morrer no fim do livro, enfim. Pra quem falava que ele não valia nada e que só pensava em xxt, olhaí se casou com a Sansa e ela continua donzela sem nunca ter feito nada com ele, ele soube respeitar ela e sabe sambar na cara de todos como ninguém. No inicio fiquei chateado porque eu queria mesmo era que o Tyrion tivesse matado Joffrey, mas aquele final com ele matando o pai foi glorioso, espero muito desse duende aí.

Arya Stark
Eita menina arretada de boa, a Arya é aquelas personagens que merecem um livro só dela de tão perfeita que é, como uma boa Stark ela sooooofre pra dedéu, mas isso não a desanima, ela levanta a poeira e sai por aí tentando ser feliz do seu jeito. Nesse livro ela passa por poucas e boas, depois de fugir com o Gendry e o Torta Quente, ela passa nas mãos de uns fora da lei, depois tendo de ser abandonada por seus amigos ela começa a andar com a Irmandade Sem Estandartes comandada por um homem lá que morre e depois volta [meeeeedo] que jura levá-la a mãe e o irmão, daí ela é raptada pelo Sandor Clegane que promete levá-la também a mãe, em troca de favores. Enfim sei que Arya é foda e no final deixa o Cão todo moribundo  sambando na cara dele, o final final mesmo dela é bem UOUUOUOUOUOUO mas não vou contar porque odeio soltar spoilers ¬¬ kkkkkkkkkk

Jon Snow
E como sempre deixo o melhor por último. ADOREI os capítulos do Jon, esse livro foi dele - minha opinião tá - ele começou lá com os selvagens como o Qhorin ordenou antes de morrer, aprendeu com os selvagens, ganhou a confiança deles, fez até coisinhas com a Ygritte, conhece o exército de Mance (o rei-para-lá-da-muralha) que inclui mamutes e acredite GIGANTES. É tudo muito lindo, Jon Snow é demais. Jon assim como Bran agora consegue entrar na pele de seu lobo - Fantasma - e foi Bran em forma de Verão que ajudou Jon fugir dos selavegens *------* lindo demais essa relação lobo/Jon/Bran.
Só que quando Jon chega a Castelo Negro acontece uma batalha na muralha - uma batalha digna de Tolkien diga-se de passagem - e a Patrulha da Noite vence, quando chega o exército de Stannis com Melisandre toda vermelha naquela neve GENTE JÁ QUERO VER NA SÉRIE ISSO.
Enfim, sei que Jon vira Comandante da Muralha \o/ até que enfim e eu quero um Jon Snow na minha vida. Beijo sociedade.

Minha reação ao terminar o livro foi bem essa:

Então foi isso, o livro é muito grande, muitas dores de vista, minha coluna e braços nunca mais serão os mesmo, mas estou feliz, só Deus sabe quando vou ler o quarto livro já que é o que menos me interessa, mas terão muitos anos pela frente, anos frios, o inverno vem aí.
Espero que tenham curtido, se divertido, agora é só ir comentar aí abaixo :D até a próxima... 

2 comentários:

  1. Ri muito lendo a resenha! xD
    Achei ótima. Acho que é impossível não passar a gostar dos James lendo seus capítulos apesar de tudo que ele fez. Também não gosto muito dos capítulos de Davos não, são chatinhos mesmo.
    Gosto muito do Bran, acho que está na hora da história dele crescer e se tornar realmente relevante para narrativa!
    Dany é linda i diva, uma verdadeira Khaleesi!
    A Cat sobre muito mesmo coitada! =/ Louco para ver ele se vingando de tudo e todos! o/

    Gostei muito da resenha, sempre riu muito lendo as suas! shaushausah' o/

    ResponderExcluir
  2. 1º Minha reação ao ler o post: =O
    2º Minha reação ao ver os gifs: KKKKKKK #aloka
    Menino, de todas, essa foi tua melhor resenha.
    O livro é quase uma VOGUE de Setembro feat. A Bíblia em Comic Sans tamanho 44 (Brienne Impressões Spt. LDTA).
    Pelo amor de Deus, a Catelyn não pára de sofrer nunca? Aposto que o George R. R. R. R. R. R. R. R... Martin se inspirou numa pessoa que ele detesta pra fazer ela, pq né... --'
    Daenerys é diva, é luxo, é Sapucaí com os dragões. Sambando! Já quero ela matando a Cersei em Porto Real e jogando a xxt da vadia pros dragões comerem. MUA HA HA! #eca
    Sansa eu to simpatizando mais com ela, mas por mim, é estuprada mil vezes por Tyrion. =* TeamSansa
    Arya e Bran são PORRÃ, os dois vão montar, no final do livro, uma dupla sertaneja e fazer shows ao redor da Muralha. aushaushuahsuahsuhsuahsuahsuahsuah adoro.
    Já vejo Maria Gadú e Paula Fernandes fazendo participação no DVD. #leve2pague1
    Jon Snow é boy sedução (nova categoria aqui =* recalques). Ele fode a Ygryatchim! e ainda conquista todos os Outros. Já quero um desses na minha vida. hahahahahahahahaha #quenãomorrinemtomorto =*
    Tyrion... bem, espero que ele se salve e ganhe um bordel no fim da saga.
    Jaime? BOOOOOOOOOOORING!
    Davos? BOOOOOOOOOOOORING!
    Melisandre? Oferecimento Cor&Tom, tonalidades Alcione AKA. Rihonnald! uashuahsuahsuahs Vai fazer clipe de We Found Love no final, com o Stannis.
    Falando nele, O Da Barata Grande (Baratheon) tem que morrer, pq por sua culpa o boy magya amante do Loras morreu. --' BITCH!
    Enfim, cansei de digitar amigo. Comentamos mais quinta. =*
    Adorei o post.

    ResponderExcluir

Blog contents © Lisztomania 2012. Blogger Theme by Nymphont.